top of page

AMPLIFICADORES CLASSE D

 

 

Os amplificadores de áudio classe D diferem em funcionamento das topologias convencionais tipo H, A, AB, B etc..., que amplificam um sinal elétrico utilizando-se da capacidade de amplificação linear de corrente dos semi condutores.
 

Os amplificadores lineares de corrente amplificam o sinal de áudio tendo como consequencia direta do processo, a geração de calor, pois são implementações de baixo rendimento elétrico, tipicamente abaixo de 65% nas melhores condições.
Os amplificadores classe D trabalham com base na "modulação de largura de pulso". Nesta toplologia os transistores ligam e desligam em alta frequência, tipicamante em torno de 300 Khz. A variação na largura dos pulsos, produzirá o aumento de potencia do sinal elétrico de baixa intensidade aplicado na entrada do comparador. Esta topologia atinge rendimento elétrico de até 95%. 
Como demontra o desenho ao lado, o sinal elétrico de baixa intensidade é comparado a uma onda triangular e como resultado temos à frente do comparador um trem de pulsos com a largura de cada pulso variando segundo a intensidade do sinal de entrada.
Os transistores de saída reproduzirão estes trens de pulso com uma amplitude próxima da tensão de alimentação e a variação de energia embutida na variação da largura dos pulsos, resultará no som amplificado.
Finalmente um flitro LC cuidará de retirar a frequencia de modulação, entregando ao sistema eletroacústico somente o áudio amplificado.Os amplificadores classe D podem substituir com vantagens as demais topologias, em qualquer tipo de aplicação, simples, profissional ou hi end.

bottom of page